A Blefaroplastia pode ser de dois tipos, mediante a necessidade de cirurgia para a pálpebra superior ou para a pálpebra inferior.
No primeiro caso a cirurgia é realizada com remodelação do contorno orbitário superior quando existe excesso de pele da pálpebra superior, prolapso das bolsas de gordura e eventualmente prolapso da glândula lacrimal, queda da brow fat pad (gordura da sobrancelha) ou mesmo da cauda da sobrancelha, remodelando o contorno orbital superior.
É efetuada remoção de pele. A bolsa de gordura medial é libertada e transposta, de forma a preencher suavemente a pálpebra. Se houver prolapso da bolsa de gordura média, apenas é removido o seu excesso.
Note-se que a remoção excessiva de bolsas de gordura esqueletiza a pálpebra, dando um aspecto envelhecido. A glândula lacrimal, se necessário, é reposicionada. A brow fat pad / cauda da sobrancelha é suspensa com pontos.
No caso da pálpebra inferior o procedimento é indicado quando existem prolapso das bolsas de gordura, na pálpebra inferior.
Por abordagem conjuntival (por dentro, não fica com cicatriz visível exterior), remove-se apenas o excesso das 3 bolsas de gordura da pálpebra inferior. A remoção excessiva de bolsas de gordura dá um aspecto envelhecido.
Pretende-se com este procedimento dar um contorno e forma harmoniosa e suave à pálpebra inferior, o que na maioria das vezes implica o lipofilling/enxertos de gordura na região malar.
Para informação adicional consulte “enxertos de gordura”.
A 1ª consulta é muito importante, para avaliação do seu caso clínico, para lhe pedir exames e para lhe explicar detalhadamente o procedimento cirúrgico, verbal e por escrito, de forma alcançar-se o melhor resultado.
A cirurgia é efetuada sob anestesia geral, em ambulatório, pelo que tem alta no mesmo dia.
Todos os procedimentos médico-cirúrgicos carecem de uma consulta pré-operatória